Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/217
Título: Implementação de melhorias nas boas práticas de manipulação e preparo de refeições em uma unidade de alimentação
Autor(es): Silva, Rita de Cássia da
Palavras-chave: Boas práticas de fabricação - BPF
Boas Práticas de Manipulação de Alimentos - BPMA
Procedimentos Operacionais Padronizados - POP
Alimentação - Brasil
Ferramentas da qualidade
Data do documento: 2018
Citação: SILVA, R. C. Implementação de melhorias nas boas práticas de manipulação e preparo de refeições em uma unidade de alimentação. Relatório de estágio (Tecnologia me alimentos) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, Salgueiro, PE, 52f.,018
Resumo: As Unidades de Alimentação e Nutrição têm procurado cada vez mais adotar procedimentos de Boas Práticas de Fabricação na busca de garantir a produção de alimentos seguros, controlando e evitando as possíveis contaminações assim como também reduzir o desperdício de alimentos. O presente trabalho teve como objetivo a implementação de melhorias as boas práticas de fabricação em uma Unidade de Alimentação e Nutrição de Salgueiro - PE. Para isso utilizou-se das ferramentas da qualidade; a Lista Verificação (ANVISA), POPs, capacitação dos manipuladores e fichas técnicas para preparo e padronização de refeições. Para lista de verificação a referida UAN apresentou um menor índice percentual (0%) e maior (93%) (antes e após ações corretivas) em relação ao bloco documentação. Foram implantados os POPs e registros de freqüência assegurando um melhor controle de atividades. Constatou-se uma redução no desperdício de (5,08% para 3,27% RI) e (5,99% para 3,63% sobra suja) por pessoa, caracterizado pela padronização das refeições através das fichas de técnica de preparo de alimentos assim como também através da conscientização e capacitação dos funcionários. Com esses resultados conclui-se que a implementação das melhorias nas boas práticas de fabricação é de grande relevância dentro de uma UAN, pois trará benefícios ao profissional responsável, aos colaboradores assim como também um melhor controle e segurança nas atividades executadas e consequentemente minimização de desperdícios.
Descrição: Relatório de Estágio Supervisionado apresentado ao curso superior de Tecnologia em alimentos do IF Sertão PE – Campus Salgueiro, como requisito parcial para obtenção do título de Tecnólogo em alimentos.
URI: http://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/217
Aparece nas coleções:Tecnologia em Alimentos (Campus Salgueiro)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.