Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1682
Título: Fatores investigativos de permanência e êxito na educação de jovens e adultos no Brasil: uma revisão sistemática
Autor(es): Figueiredo, Djimara de Assis Rocha de
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos
Permanência e êxito escolar
Revisão Sistemática
Data do documento: 2025
Citação: FIGUEIREDO, D. A. R. Fatores investigativos de permanência e êxito na educação de jovens e adultos no Brasil: uma revisão sistemática. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em educação profissional e tecnológica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, 2025.
Resumo: A educação de jovens e adultos possui características particulares que afetam milhares de pessoas que não puderam estudar ou continuar seus estudos na idade apropriada. Este estudo tem como objetivo identificar, analisar e sintetizar as boas práticas pedagógicas e políticas públicas adotadas entre os anos de 2020 e 2024 que contribuem para a permanência e o êxito dos estudantes na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil. A pesquisa é exploratória, tem abordagem qualitativa e consiste em uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) em bases de dados nacionais, seguindo a declaração Prisma 2020, com dados coletados em material literário, bibliográfico e documental, que resultou na construção de uma matriz analítica. Os textos analisados na RSL são produções indexados na base de dados da CAPES e a pesquisa ocorreu nos meses de agosto a dezembro de 2024. Como resultado da pesquisa, observou-se que há múltiplos fatores que contribuem para a permanência dos estudantes e outros que podem ser incluídos para que eles alcancem o sucesso. Os fatores mais relevantes ligados à permanência ou não estão relacionados às questões pessoais dos estudantes, às práticas pedagógicas dos professores e da gestão, às políticas públicas de acesso, incentivo e permanência na EJA para educandos e educadores, e a um currículo adaptado. O produto educacional desenvolvido foi um Folder inspirado na literatura de cordel e ilustração baseada na técnica de xilogravura. Seu objetivo é informar, de forma descontraída, os resultados da revisão e contribuir com gestores, educadores e formuladores de políticas públicas.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1682
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÕES (ProfEPT)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.