Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1682
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Figueiredo, Djimara de Assis Rocha de | - |
dc.date.accessioned | 2025-10-16T20:35:46Z | - |
dc.date.available | 2025-10-16T20:35:46Z | - |
dc.date.issued | 2025 | - |
dc.identifier.citation | FIGUEIREDO, D. A. R. Fatores investigativos de permanência e êxito na educação de jovens e adultos no Brasil: uma revisão sistemática. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em educação profissional e tecnológica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/1682 | - |
dc.description.abstract | A educação de jovens e adultos possui características particulares que afetam milhares de pessoas que não puderam estudar ou continuar seus estudos na idade apropriada. Este estudo tem como objetivo identificar, analisar e sintetizar as boas práticas pedagógicas e políticas públicas adotadas entre os anos de 2020 e 2024 que contribuem para a permanência e o êxito dos estudantes na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil. A pesquisa é exploratória, tem abordagem qualitativa e consiste em uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) em bases de dados nacionais, seguindo a declaração Prisma 2020, com dados coletados em material literário, bibliográfico e documental, que resultou na construção de uma matriz analítica. Os textos analisados na RSL são produções indexados na base de dados da CAPES e a pesquisa ocorreu nos meses de agosto a dezembro de 2024. Como resultado da pesquisa, observou-se que há múltiplos fatores que contribuem para a permanência dos estudantes e outros que podem ser incluídos para que eles alcancem o sucesso. Os fatores mais relevantes ligados à permanência ou não estão relacionados às questões pessoais dos estudantes, às práticas pedagógicas dos professores e da gestão, às políticas públicas de acesso, incentivo e permanência na EJA para educandos e educadores, e a um currículo adaptado. O produto educacional desenvolvido foi um Folder inspirado na literatura de cordel e ilustração baseada na técnica de xilogravura. Seu objetivo é informar, de forma descontraída, os resultados da revisão e contribuir com gestores, educadores e formuladores de políticas públicas. | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.subject | Permanência e êxito escolar | pt_BR |
dc.subject | Revisão Sistemática | pt_BR |
dc.title | Fatores investigativos de permanência e êxito na educação de jovens e adultos no Brasil: uma revisão sistemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÕES (ProfEPT) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO - FATORES INVESTIGATIVOS DE PERMANÊNCIA E ÊXITO NA EDUCAÇÃO DE jJOVENS E ADULTOS NO BRASIL UMA REVISÃO SISTEMÁTICA.pdf | 3,55 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.