Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1650
Título: Plano de gestão escolar: construindo uma educação democrática e de qualidade.
Autor(es): FILHA, Maria Helena
Palavras-chave: Gestão democrática
Educação de qualidade
Autonomia docente
Participação escolar.
Data do documento: 2025
Citação: FILHA, Maria Helena. Plano de gestão escolar: construindo uma educação democrática e de qualidade. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Escolar) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Santa Maria da Boa Vista, 2025.
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo apresentar um plano de gestão escolar voltado para a construção de uma educação democrática e de qualidade em escolas públicas. A metodologia adotada consistiu em pesquisa bibliográfica, fundamentada em autores que discutem gestão democrática e políticas educacionais, além da análise do Plano Estadual de Educação de Pernambuco (2015–2025). O trabalho discute a importância da participação da comunidade escolar na tomada de decisões, enfatizando a valorização da autonomia docente, a prevenção da evasão e da violência escolar e a garantia de recursos didáticos e tecnológicos adequados. Os resultados evidenciam que a gestão democrática contribui para o fortalecimento do vínculo entre escola e comunidade, promove maior engajamento de professores, alunos e famílias e favorece a qualidade da aprendizagem. Conclui-se que a gestão participativa, transparente e inclusiva é essencial para assegurar uma educação pública de qualidade, alinhada às necessidades locais e comprometida com a valorização dos profissionais da educação.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1650
Aparece nas coleções:Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Escolar

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PLANO DE GESTÃO ESCOLAR CONSTRUINDO UMA EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA E DE QUALIDADE.pdf163,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.