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dc.contributor.authorCavalcante, Germano Alves-
dc.date.accessioned2025-06-09T14:32:36Z-
dc.date.available2025-06-09T14:32:36Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationCAVALCANTE, Germano Alves. A ética da responsabilidade e uma intervenção filosófica em turmas do Ensino Médio. Dissertação (Mestrado) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina, PE, 166 f., 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1616-
dc.description.abstractEste trabalho é um relato de experiência a partir de uma pesquisa-ação realizada nas aulas de Filosofia em turmas do Ensino Médio da Escola Júlio de Mello da cidade de Floresta em Pernambuco. Objetiva-se investigar a ética da responsabilidade a partir das compreensões, experiências e intervenções realizadas em sala de aula como contribuição à formação ética e responsável. Faz-se uma apresentação do conceito de princípio responsabilidade em Hans Jonas em sua obra O princípio responsabilidade: ensaio de uma ética para a civilização tecnologia (2006) no que tange sua crítica à tecnologia, a modernidade, Técnica, medicina e ética: sobre a prática do princípio responsabilidade (2013) em que Hans Jonas faz uma análise crítica da técnica, seus efeitos e a ações humanas; Ensaios filosóficos: da crença antiga ao homem tecnológico (2017) que reúne artigos de Hans Jonas a discorrer acerca da responsabilidade como política e econômica; a respeito do ensino de filosofia e a responsabilidade recorre-se às contribuições de filósofos e filósofas, pensadores e pensadoras contemporâneas que aludem à temática da responsabilidade; relacionada à educação as obras Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa (2019) e Educação como prática de liberdade (2019) de Paulo Freire a tratar de reflexões quanto à relação entre responsabilidade e educação; Educar para a sustentabilidade: uma contribuição à década da educação para o desenvolvimento sustentável (2008) de Moacir Gadotti a tratar da educação para o desenvolvimento sustentável; Metodologia da pesquisa-ação (2011) de Michel Thiollent acerca do método utilizado em sala de aula; nas obras A sala de aula como ecossistema: Tecnologias, complexidade e novos olhares para educação (2021) de Magda Pischetola, entre outros teóricos que subsidiarão o desenvolvimento das atividades para as aulas. A metodologia adotada é uma intervenção filosófica de pesquisa-ação a partir de uma sequência didática que resulta na elaboração de um livro eletrônico com relato de experiência e manual de intervenção da atividade para possíveis adaptações por outros docentes da disciplina de Filosofia ou áreas diversas. Infere-se da pesquisa com as turmas que as competências e habilidades são contempladas desde a criação, a compreensão e envolvimento coletivo entre os alunos, ademais, a crítica consciente da utilização dos recursos materiais e da tecnologia diante da responsabilidade e moralidade política, econômica e social.pt_BR
dc.subjectHans Jonaspt_BR
dc.subjectÉtica da responsabilidadept_BR
dc.subjectEnsino de Filosofiapt_BR
dc.subjectIntervenção filosófica.pt_BR
dc.titleA ética da responsabilidade e uma intervenção filosófica em turmas do Ensino Médiopt_BR
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