Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1402
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Danúbio Lopes da | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-08T19:59:37Z | - |
dc.date.available | 2024-11-08T19:59:37Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, D. L. Acessibilidade e utilização de dispositivos móveis por estudantes de turmas do 3° ano do ensino fundamental de duas escolas cearenses. TCC (Programa de Pós-graduação Latu Sensu em tecnologias digitais aplicadas à educação - TECDAE) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Petrolina, PE, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1402 | - |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, como parte dos requisitos para a conclusão do curso de Programa de Pós-graduação Latu Sensu em tecnologias digitais aplicadas à educação - TECDAE, sob a orientação do Prof. Dra. Janaine Juliana Vieira de Almeida Mendes. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo visa analisar a acessibilidade às tecnologias digitais entre alunos de turmas de 3° ano do Ensino Fundamental, buscando identificar e mitigar desigualdades no uso desses recursos. A pesquisa adotou uma metodologia mista, combinando dados quantitativos e qualitativos. Com a devida autorização dos responsáveis, aplicaram-se questionários contendo seis perguntas objetivas sobre o uso de dispositivos móveis para fins educacionais e o acesso à internet em casa. Os resultados mostraram que os dispositivos móveis são amplamente presentes no cotidiano escolar dos estudantes. Mesmo em fases iniciais de escolarização, as tecnologias digitais têm um papel importante na aprendizagem. A maioria dos alunos já conta com acesso a esses dispositivos e à internet, destacando a relevância dessas ferramentas no ensino atual. Ante o exposto, o estudo sublinha a necessidade de estratégias pedagógicas que incentivem, além da familiaridade com as tecnologias, o desenvolvimento de habilidades críticas e autônomas para seu uso. | pt_BR |
dc.subject | Dispositivos Móveis | pt_BR |
dc.subject | Acessibilidade | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias Digitais | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental Anos Iniciais | pt_BR |
dc.title | Acessibilidade e utilização de dispositivos móveis por estudantes de turmas do 3° ano do ensino fundamental de duas escolas cearenses | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tecnologias digitais aplicadas à educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Acessibilidade e utilização de dispositivos móveis por estudantes de turmas do 3° ano do ensino fundamental de duas escolas cearenses.pdf | 500,72 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.