Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1384
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Leal, Morgana de Abreu | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-15T17:15:24Z | - |
dc.date.available | 2024-10-15T17:15:24Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.citation | LEAL, M. A. Rural Tourism Project: uma proposta integrada para o ensino e aprendizagem de língua inglesa. TCC (Pós-graduação lato sensu em metodologias do ensino de línguas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, Salgueiro, PE, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1384 | - |
dc.description.abstract | A pesquisa se origina de reflexões acerca do processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa em escolas públicas, no Ensino Médio Integrado (EMI) à Educação Profissional, Técnica e Tecnológica (EPT). O objetivo geral é propor uma educação de língua inglesa mais alinhada com a educação crítica e libertadora da pedagogia histórico-crítica. Para contemplar o objetivo específico de refletir sobre os pressupostos teóricos e, assim, colaborar com a área de conhecimento, o trabalho faz uma breve revisão teórica da condição pós-método (Kumaravadivelu, 2006), da concepção de ensino médio integrado (Ramos, 2008) e da Pedagogia Histórico-Crítica (Saviani, 2019). Em seguida, o texto apresenta uma resenha de artigos com propostas similares de alinhamento teórico-pedagógico. Para o segundo objetivo específico, este trabalho de conclusão de curso oferece uma proposta de prática pedagógica, como exemplo de alinhamento das etapas pedagógicas de Saviani ao ensino e aprendizagem de inglês. A pesquisa, de cunho interpretativista, qualitativo e aplicado, traz essa proposta em formato de plano de aula comentado, com exemplos práticos que possam servir como sugestões de reflexão para outros docentes. Para o terceiro objetivo específico, o Projeto de Turismo Rural, da tradução do inglês Rural Tourism Project, pretende fortalecer a educação profissional integrada ao ensino médio de forma ampla, ao propor uma prática pedagógica que traga sentido ao ensino e aprendizagem de línguas. A pesquisa contribui, de forma orgânica, para a formação omnilateral, crítica e emancipadora dos estudantes da classe trabalhadora, conforme a discussão sobre o papel da educação integrada para a transformação social. | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio integrado | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia Histórico-Crítica | pt_BR |
dc.subject | Metodologia de ensino de línguas | pt_BR |
dc.subject | Educação crítica | pt_BR |
dc.title | Rural Tourism Project: uma proposta integrada para o ensino e aprendizagem de língua inglesa | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Metodologia do Ensino de Línguas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Rural Tourism Project - uma proposta integrada para o ensino e aprendizagem de língua inglesa.pdf | 706,11 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.