Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/521
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dc.contributor.authorSena, Maria do Socorro-
dc.date.accessioned2019-10-14T17:05:56Z-
dc.date.available2019-10-14T17:05:56Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationSENA, M. S. O discurso entre o letramento e as aquisições de bens e serviços no IF Sertão PE. Dissertação (Mestrado em Administração) - Escola de Administração, Núcleo de pós-graduação em administração, Universidade Federal da Bahia, 99f., 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/521-
dc.descriptionDissertação apresentada ao Núcleo de Pós-Graduação em Administração da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Administração.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo tem como objeto de análise a perspectiva do discurso de planejamento versus a aquisição de bens e serviços. Seu campo de estudo foi o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE). O objetivo foi compreender qual a influência do discurso do planejamento nas aquisições de bens e serviços. Pauta-se numa abordagem teórico-metodológica à luz da Análise do Discurso, que busca entre o discurso manifestado entre os responsáveis pelo processo de aquisição de bens no IF Sertão-PE e os responsáveis pelo seu planejamento. A Análise do Discurso permite unir teoria à prática, trabalhando com a perspectiva integrativa entre discurso e ação, permitindo-se, dessa forma, reconhecer e intervir sobre modelos de discurso pouco eficientes ou que possam levar ao desenvolvimento de um padrão de atitudes negativas. O estudo apresentou a perspectiva do pessoal que atua na linha de frente do trabalho com a aquisição de bens e serviços na organização em questão, apresentando como universo de interação, interface virtual e demais instrumentos que permitem o processamento de pedidos e dimensionamento de recursos para as necessidades apresentadas. Como resultado, o estudo demonstra que a prática discursiva no contexto estudado não dispunha de efetividade em nível suficiente para permitir que houvesse a devida proatividade. Aliada a outros fatores, como a dificuldade de adaptação dos sistemas ao contexto da realidade do IF Sertão-PE, a atividade de aquisição de bens e serviços se tornou prejudicada e não apresentou, conforme os discursos coletados, a efetiva objetividade que a demanda do Instituto Federal requer. Conclui-se, que os discursos concorrentes que permeia a organização, especialmente entre os discursos dos servidores que atuam na elaboração do planejamento e dos servidores que executam o planejamento influenciam os processos de aquisições, afluindo, sobretudo para a eventual ineficácia do planejamento.pt_BR
dc.subjectAnálise do Discursopt_BR
dc.subjectInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano – Compras (Serviço público)pt_BR
dc.subjectAdministração pública – Brasilpt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdades – Administraçãopt_BR
dc.subjectCompras (Serviço público) – Planejamentopt_BR
dc.titleO discurso entre o letramento e as aquisições de bens e serviços no IF Sertão PEpt_BR
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