Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1751
Título: O atendimento educacional especializado e a educação terapêutica na educação profissional e tecnológica
Autor(es): Pereira, Sabrina Mirelly Alves
Palavras-chave: Educação Profissional
Educação profissional e tecnológica
Sala de recursos de multifucionais
Inclusão
Educação terapêutica
Data do documento: 2025
Citação: PEREIRA, S. M. A. O atendimento educacional especializado e a educação terapêutica na educação profissional e tecnológica. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em educação profissional e tecnológica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, 2025.
Resumo: Este trabalho objetivou analisar a educação inclusiva em espaços pedagógicos formais de aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) do IFSertãoPE campus Salgueiro, por meio da Educação Terapêutica. Ancorada na linha de pesquisa de Organização e Memória de espaços pedagógicos na EPT, e integrada ao macroprojeto 6: organização de espaços pedagógicos na EPT, a pesquisa se caracteriza por uma abordagem qualitativa de natureza descritiva, com análise e tratamento de dados fundamentada na análise de discurso, com base em autores como Pêcheux (1995), Orlandi (2012) e Souza (2014). A metodologia empregada na Revisão Sistemática de Literatura (RSL) seguiu o protocolo de Oliveira e Gomes (2017) e, Leal e Oliveira (2021). Para o embasamento teórico desta pesquisa foram utilizados os seguintes referenciais: Gramsci (1982), Saviani (1989, 1991, 2003, 2007, 2019), Frigotto (2001) e Ciavatta (2005), que discutem a Educação Profissional e Tecnológica, e Mantoan (1998, 2006), Souza (2021), Kupfer (1995), Lajonquiere (1994), Mannoni (1986) que tratam da educação inclusiva, bem como da Educação Terapêutica. A temática trata das salas de recursos multifuncionais (SRM) que são espaços destinados ao Atendimento Educacional Especializado (AEE), que na maioria das vezes, são resultados de adaptações, sem planejamento para atender o seu público–alvo. O desordenamento das atribuições que cada profissional possui no trato e no processo de ensino/aprendizagem de estudantes com deficiência é um dos empecilhos à efetiva concretização da educação inclusiva. A partir de problemáticas como essa apontados na literatura, foi desenvolvido o manual de orientação para o AEE na perspectiva da educação inclusiva, no formato de livro digital, sobre a gestão e planejamento destes espaços, que visa fomentar processos inclusivos aos estudantes com deficiência no âmbito da EPT. A aplicação da educação terapêutica se mostrou efetiva, tendo as suas intervenções bem avaliadas pelos participantes, proporcionou ganhos ao aprendizado, e sobretudo permitiu uma experiência de plena inclusão no espaço educacional da EPT. A partir da sua aplicação tornou possível a propositura de diretrizes norteadoras para o AEE, apresentadas no produto educacional desenvolvido na pesquisa.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1751
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÕES (ProfEPT)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.