Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1723| Título: | O que tem sido feito dentro do ensino e aprendizagem de libras para ouvintes? |
| Autor(es): | Leite, Franciele de Jesus Ferreira |
| Palavras-chave: | Educação Libras Ensino e aprendizagem Língua adicional |
| Data do documento: | 2025 |
| Citação: | LEITE, F. J. F. O que tem sido feito dentro do ensino e aprendizagem de libras para ouvintes?.TCC (Pós-graduação lato sensu em metodologias do ensino de línguas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, Salgueiro, PE, 2025. |
| Resumo: | O presente trabalho investiga o ensino e aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para ouvintes como língua adicional, com foco nos desafios impostos pela carga horária insuficiente nos cursos de licenciatura, conforme apontado por autores como Benassi (2012), Guarinello (2013) e Nascimento e Sofiato (2016). Diante deste cenário, a pesquisa buscou compreender o panorama das produções acadêmicas sobre o tema no Brasil, entre 2015 e 2025, por meio de um estado da arte de abordagem qualitativa. O estudo objetivou analisar o uso das terminologias "Segunda Língua" (L2) e "Língua Adicional" (LA), as metodologias de ensino, a utilização de tecnologias como o Google Classroom, a motivação dos aprendizes e a perspectiva do ouvinte como possível colonizador cultural. A coleta de dados foi realizada em cinco bases de dados acadêmicas, resultando na análise de 64 trabalhos, entre teses, dissertações, artigos e TCCs. Os resultados revelam um campo de pesquisa em expansão, com um pico de publicações em 2022. A categoria "metodologias de ensino e aprendizagem" concentrou a maior parte dos estudos, indicando um forte interesse em abordagens pedagógicas inovadoras, como as metodologias ativas (uso de jogos, sala de aula invertida) e a abordagem comunicativa. Notou-se uma crescente preocupação com a formação docente, os aspectos culturais e identitários, e o uso de tecnologias digitais. Entretanto, temas como o ensino para crianças e a fluência linguística ainda são menos explorados. A pesquisa conclui que o ensino de Libras para ouvintes é uma área multifacetada que demanda abordagens contextualizadas e inclusivas, valorizando a cultura surda. O mapeamento realizado serve como um guia para futuras investigações, apontando tendências e lacunas que precisam ser preenchidas para fortalecer a política linguística da Libras e promover uma educação mais equitativa. |
| URI: | http://hdl.handle.net/123456789/1723 |
| Aparece nas coleções: | Metodologia do Ensino de Línguas |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TCC - O QUE TEM SIDO FEITO DENTRO DO ENSINO E APRENDIZAGEM DE LIBRAS PARA OUVINTES.pdf | 830,8 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.