Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1719
Título: Seleção excludente: dificuldades de acesso à assistência estudantil no IFCE – Campus Crato
Autor(es): Feitosa, Regiane Silva Pimenta
Palavras-chave: Educação
Assistência estudantil
Processo seletivo
Acesso e permanência
Serviço social
Data do documento: 2025
Citação: FESITOSA, R. S. P. Seleção excludente: dificuldades de acesso à assistência estudantil no IFCE – Campus Crato. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em educação profissional e tecnológica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, 2025.
Resumo: Pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), vinculado à Linha de Pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica. Nesta dissertação, investiga-se o processo seletivo do Programa de Auxílios Estudantis do IFCE, como barreira ao acesso de estudantes em situação de vulnerabilidade social. Fundamentado na racionalidade crítico-dialética do Serviço Social, o estudo teve como objetivo analisar as dificuldades de acesso dos estudantes em vulnerabilidade social excluídos dos processos seletivos da assistência estudantil do IFCE campus Crato. A pesquisa assume natureza social e qualitativa, configurando-se como um estudo de caso. Para o desenvolvimento de suas informações, fez uso da pesquisa bibliográfica, documental, e da entrevista semiestruturada, com dez estudantes dos cursos técnico e superior do IFCE–Crato cujas inscrições no SISAE foram indeferidas ou não concluídas. Os dados foram sistematizados e analisados segundo o método materialista histórico-dialético. A análise evidenciou que a rigidez burocrática do edital constitui uma barreira expressiva. As entrevistas apontaram que a maior dificuldade dos estudantes decorre da falta de entendimento entre a documentação que é exigida no edital e a interpretação da mesma pelos estudantes, considerando suas realidades socioeconômicas e familiares. Foram relatados ainda, dificuldades para efetuar a inscrição no SISAE. Como produto educacional, elaborou-se um guia de orientação para facilitar a compreensão da documentação exigida pelo edital e a simplificação das etapas de inscrição no SISAE. Essa publicação visa reduzir a burocracia do processo seletivo e ampliar o acesso de estudantes vulneráveis aos auxílios estudantis. Em síntese, a pesquisa oferece subsídios para o aprimoramento da política de assistência estudantil e destaca o direcionamento ético-político do Serviço Social voltado aos interesses da classe trabalhadora, ancorado nos princípios da justiça social e da emancipação humana.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1719
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÕES (ProfEPT)



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