Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1652
Título: | CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO SOBRE ENSINO-APRENDIZAGEM EM ESTEREOQUÍMICA |
Autor(es): | Santos, Eliane da Costa |
Palavras-chave: | Ensino de Química Estereoquímica Formação docente |
Data do documento: | 2025 |
Citação: | SANTOS, Eliane da Costa. CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO SOBRE ENSINO-APRENDIZAGEM EM ESTEREOQUÍMICA. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Ouricuri, Ouricuri-PE 81f.,2025. |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi analisar as concepções e práticas metodológicas de professores de química do 3º ano do ensino médio sobre o ensino de estereoquímica em Ouricuri-PE. A pesquisa, de abordagem qualitativa, buscou compreender os desafios enfrentados no ensino de estereoquímica, considerando os diversos fatores envolvidos. A revisão bibliográfica incluiu autores como Lopes (2005), Biasi (2009), Gil (2008), Almeida et al. (2008) e Chassot (2004), que discutem a complexidade do tema em questão. A análise de dados foi realizada por meio da Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Além da pesquisa teórica, a coleta de dados foi realizada em campo, com entrevistas semiestruturadas, que contaram com um questionário de 12 perguntas discursivas, possibilitando uma análise aprofundada do contexto local. Em razão da pandemia da COVID-19, as entrevistas foram realizadas de forma remota, por meio do Google Meet, e presencialmente, quando solicitado pelo professor, para garantir a segurança dos participantes e a continuidade da pesquisa. Os resultados indicaram que a abstração do conteúdo e a falta de recursos didáticos e dinâmicos são grandes obstáculos. A pesquisa reforça a necessidade de estratégias pedagógicas inovadoras e de uma formação docente contínua mais aprofundada. Como perspectivas para futuras pesquisas, sugere-se o uso de tecnologias digitais e a implementação de Aprendizagem Baseada em Problemas, visando tornar o ensino de estereoquímica mais dinâmico, significativo e relevante ao cotidiano do alunado. Este estudo contribui para a compreensão das dificuldades no ensino de estereoquímica e propõe melhorias nas práticas pedagógicas, favorecendo a aprendizagem significativa e o engajamento dos alunos. Palavras-chave: Ensino de Química. Estereoquímica. Formação docente. |
URI: | https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1652 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Química (Campus Ouricuri) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CONCEPÇÕES_E_PRÁTICAS_DOS_PROFESSORES_DO_ENSINO_MÉDIO_SOBRE_ENSINO-APRENDIZAGEM_EM_ESTEREOQUÍMICA_compressed-55f7747802ac419ea911a59e66c0dc8e.pdf | TCC - Eliane da Costa Santos | 982,33 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.