Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1631
Título: Educação socioemocional no currículo integrado: desafios e perspectivas no IF Sertão Pernambucano – Campus Salgueiro.
Autor(es): Nunes, Paula Santos Rodrigues
Palavras-chave: Educação
Educação Socioemocional
Desenvolvimento Sustentável
Cidadania Global
Mundo do trabalho
Data do documento: 2025
Citação: NUNES, P. S. R. Educação socioemocional no currículo integrado: desafios e perspectivas no IF Sertão Pernambucano – Campus Salgueiro. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em educação profissional e tecnológica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, 2025.
Resumo: Este estudo teve como objetivo explorar a importância da educação socioemocional no contexto educacional contemporâneo, destacando sua relação com o desenvolvi- mento sustentável, a cidadania global e as exigências do mundo do trabalho. Diante das crescentes demandas sociais e econômicas, identificaram-se barreiras culturais e institucionais que podem dificultar sua implementação efetiva. A pesquisa adotou uma abordagem metodológica baseada na revisão bibliográfica, aliada à pesquisa do- cumental realizada no IFSertãoPE – Campus Salgueiro. Caracterizada como docu- mental e de natureza qualitativa, a investigação envolveu a análise de documentos institucionais, legislações educacionais e diretrizes curriculares para compreender a inserção da educação socioemocional no Ensino Médio Integrado. O estudo buscou contribuir para a compreensão dos benefícios dessa abordagem, fornecendo subsí- dios para a formulação de políticas públicas e práticas pedagógicas que favoreçam o desenvolvimento integral dos alunos, preparando-os para os desafios do século XXI, com ênfase em habilidades como empatia, resiliência e colaboração. A análise dos documentos oficiais revelou que o termo "educação socioemocional" não está explici- tamente mencionado. Embora haja uma orientação para a formação integral dos es- tudantes, não foram identificadas diretrizes claras, estratégias ou estímulos institucio- nais que promovam efetivamente essa dimensão da aprendizagem. Diante desse ce- nário, espera-se que os resultados desta pesquisa possam subsidiar a implementação de projetos e ações educacionais mais eficazes, fortalecendo as competências socio- emocionais dos estudantes em diferentes contextos educacionais.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1631
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