Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1619
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ribeiro, Ildemar Alcântara | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-12T12:12:42Z | - |
dc.date.available | 2025-06-12T12:12:42Z | - |
dc.date.issued | 2025 | - |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, I. A. Estratégias de ensino dos conteúdos de harmonia e análise musical no ensino fundamental na rede particular de ensino de Petrolina-PE. TCC (Licenciatura em Música) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Petrolina, PE, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1619 | - |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, como parte dos requisitos para a conclusão do curso de Graduação em Licenciatura em Música, sob a orientação do Prof. Me. Carlos André Gomes Lima. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa investigou as estratégias de ensino adotadas por seis professores licenciados em música, atuantes nas escolas particulares da região central do município de Petrolina–PE. O estudo objetivou compreender os resultados da mediação do ensino dos conteúdos de harmonia e análise musical no Ensino Fundamental, com base nas estratégias educativas. Adotou-se uma abordagem qualitativa ao investigar o contexto de atuação dos professores de música, incluindo a perspectiva dos sujeitos frente ao problema levantado. O delineamento foi baseado em um estudo de caso realizado por meio da coleta de dados em fontes fornecidas por pessoas, permitindo a análise do fenômeno em seu contexto de ocorrência. A pesquisa foi conduzida através da aplicação de questionário e realização de entrevista, pelas quais buscamos compreender as estratégias de ensino, avaliando a prioridade atribuída a esses conteúdos e os resultados obtidos a partir das estratégias de ensino empregadas. As estratégias evidenciadas ao final da pesquisa proporcionaram novas reflexões e uma compreensão mais aprofundada sobre o ensino dos conteúdos de harmonia e análise musical no ensino de música no contexto pesquisado. | pt_BR |
dc.subject | Educação musical | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Harmonia | pt_BR |
dc.subject | Análise musical | pt_BR |
dc.title | Estratégias de ensino dos conteúdos de harmonia e análise musical no ensino fundamental na rede particular de ensino de Petrolina-PE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Música (Campus Petrolina) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC-ESTRATÉGIAS DE ENSINO DOS CONTEÚDOS DE HARMONIA E ANÁLISE MUSICAL NO ENSINO FUNDAMENTAL NA REDE PARTICULAR DE ENSINO DE PETROLINA.pdf | 733,62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.