Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1617
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Poliana Coelho dos | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-11T12:10:02Z | - |
dc.date.available | 2025-06-11T12:10:02Z | - |
dc.date.issued | 2025 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Poliana Coelho dos. Saber e poder no ensino de filosofia na EJA: uma perspectiva Foucaultiana. Dissertação (Mestrado) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina, PE, 109 f., 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1617 | - |
dc.description.abstract | A temática com que esta Dissertação de Mestrado se ocupou abordou o saber-poder no ensino de Filosofia na EJA: uma perspectiva foucaultiana. Tomou-se por objetivo geral investigar o pensamento de Michel Foucault sobre saber e poder. Nos percursos metodológicos, a pesquisa bibliográfica, ao apoio de diferentes autores com as respectivas publicações, e observações da própria autora da Dissertação sobre a realidade da Unidade Escolar Manoel Ribeiro, Ipiranga do Piauí/PI. As atenções se envolveram com a VI Etapa da EJA/Ensino Médio da escola em questão, verificando o material didático nos seus conteúdos sobre Michel Foucault. Destacou-se também a publicação Vigiar e punir: nascimento da prisão, de autoria foucaultiana, para as reflexões sobre autoridade, controle e educação institucional e social nos moldes da escola e do mundo contemporâneo. Reafirmaram-se as convicções de Foucault no que se fale em homem-sujeito individual e em homem-parte da sociedade, quando se argumentou a capacidade humana de adquirir conhecimento e de conviver com as relações de poder. Reconheceu-se que a escola não tem a obrigação de partidarizar as opiniões dos seus alunos, mas ela se constitui como uma instituição libertadora. O público-alvo da EJA extraia da escola contemporânea a capacidade para a formação que lhe disponha autonomia, criticidade e a intelectualidade. | pt_BR |
dc.subject | Saber-poder | pt_BR |
dc.subject | Michel Foucault | pt_BR |
dc.subject | EJA/Ensino Médio | pt_BR |
dc.title | Saber e poder no ensino de filosofia na EJA: uma perspectiva Foucaultiana | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÕES |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO - SABER E PODER NO ENSINO DE FILOSOFIA NA EJA UMA PERSPECTIVA FOUCAULTIANA_ | 672,97 kB | Unknown | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.