Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1611
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Diego Alves da | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-29T17:07:29Z | - |
dc.date.available | 2025-05-29T17:07:29Z | - |
dc.date.issued | 2025 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Diego Alves da. Cultura e identidades: a filosofia entre o IFSertãoPE e uma escola indígena do semiárido de Pernambuco. Dissertação (Mestrado) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina, PE, 141 f., 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1611 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho de pesquisa propõe um estudo sobre a identidade, a construção e o reconhecimento no ensino de Filosofia voltado para estudantes indígenas, a partir da análise das práticas desenvolvidas no Instituto Federal do Sertão Pernambucano – Campus Petrolina e na Escola Indígena Capitão Dena. A investigação busca compreender como o ensino de Filosofia pode contribuir para o fortalecimento das identidades indígenas e para a promoção da equidade educacional, considerando o papel da instituição de ensino técnico e da escola indígena na valorização das culturas tradicionais. A pesquisa se justifica pela trajetória dos últimos dez anos em que o IF-Sertão-PE tem desenvolvido estratégias institucionais voltadas à visibilidade, ao reconhecimento e à resposta às demandas de grupos populacionais específicos, como quilombolas e indígenas. Nesse contexto, questiona-se: De que maneira o ensino de Filosofia e a atuação do IF-Sertão-PE, em correlação com a Escola Indígena Capitão Dena, contribuem para a construção da identidade, do reconhecimento e da autodeterminação dos povos indígenas? A investigação busca problematizar filosoficamente as ações afirmativas e o fortalecimento das práticas pedagógicas voltadas para a educação indígena, além de identificar como a construção de propostas curriculares e metodológicas contemplativas pode favorecer a permanência e a valorização das manifestações identitárias dos povos indígenas. Os principais conceitos norteadores da pesquisa incluem identidade, reconhecimento, etnicidade, educação institucional, protagonismo e equidade. O estudo se insere no campo das investigações qualitativas, utilizando abordagens da pesquisa participante, bibliográfica e documental. | pt_BR |
dc.subject | Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Reconhecimento | pt_BR |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.subject | Educação indígena | pt_BR |
dc.title | Cultura e identidades: a filosofia entre o IFSertãoPE e uma escola indígena do semiárido de Pernambuco | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÕES |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO - CULTURA E IDENTIDADES_A FILOSOFIA ENTRE O IFSERTÃOPE E UMA ESCOLA INDÍGENA DO SÉMIÁRIDO DE PERNAMBUCO.pdf | 2,32 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.