Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1603
Título: Ficção científica como recurso didático para o ensino de ciências
Autor(es): Pereira, Helder de Lucena
Palavras-chave: Ensino de ciência
BNCC
Interdisciplinaridade
Cultura científica
Data do documento: 2025
Citação: PEREIRA, H. L. Ficção científica como recurso didático para o ensino de ciências. TCC (Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Serra Talhada, PE, 22f., 2025.
Resumo: A ficção científica é um recurso didático-pedagógico que permite estabelecer conexões entre os alunos, a cultura e o conhecimento científico, favorecendo o desenvolvimento de habilidades como criatividade, pensamento crítico e comunicação. Este trabalho teve como objetivo investigar a pseudociência e os elementos contrafactuais presentes no filme Gravidade (2013) e, a partir dessa análise, elaborar uma sequência didática para o ensino de ciências, em turmas do nono ano e do primeiro ano médio, alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A metodologia proposta busca integrar conceitos científicos ao ensino por meio de atividades interativas e recursos tecnológicos, permitindo que os alunos explorem temas mesmo à distância. A abordagem inclui o uso de plataformas digitais para debates, escrita colaborativa e apresentações, incentivando a participação ativa dos estudantes. Considerando que a geração atual é nativa digital, a utilização do cinema como estratégia pedagógica favorece o engajamento, tornando os conceitos mais acessíveis e estimulando a colaboração e o debate. Além disso, a proposta enfatiza a nterdisciplinaridade, explorando diferentes áreas do conhecimento de forma integrada. A astronomia, por exemplo, permite abordar não apenas física e matemática, mas também história da ciência, filosofia e aspectos culturais. Esse viés integrador contribui para um aprendizado mais amplo e significativo, incentivando os alunos a perceberem as conexões entre diferentes disciplinas. Diante disso, o presente estudo propõe a construção de uma sequência didática baseada na seleção de cenas do filme, utilizando plataformas digitais como suporte ao ensino. A proposta busca facilitar a compreensão de conceitos científicos, tornando o aprendizado mais dinâmico e acessível, ao mesmo tempo em que promove uma reflexão crítica sobre o uso da ficção científica na educação. Os recortes das cenas do filme Gravidade demonstraram grande precisão científica, proporcionando uma ferramenta eficaz para o ensino de ciências. A transição entre o dia e a noite na órbita terrestre permitiu a visualização da esfericidade da Terra e de fenômenos astronômicos fundamentais, alinhando-se aos conteúdos da BNCC. Além disso, a gestão do oxigênio e os desafios da sobrevivência no espaço foram destacados como pontos-chave para a introdução de conceitos de química e física. Apesar de pequenas imprecisões, como a representação da microgravidade.
Descrição: Trabalho de conclusão apresentado ao curso de Pós-graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática, ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, como parte dos requisitos para obtenção do título de Especialista em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1603
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