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dc.contributor.authorSantos, Edijânio Diassis dos-
dc.date.accessioned2025-05-22T19:16:32Z-
dc.date.available2025-05-22T19:16:32Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationSANTOS, E. D. Bandas filarmônicas e formação musical: processos de ensino-aprendizagem da Orquestra Filarmônica 15 de Março. TCC (Licenciatura em Música) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Petrolina, PE, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1600-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, como parte dos requisitos para a conclusão do curso de Graduação em Licenciatura em Música, sob a orientação do Prof. Msc. Iuri Ozires Sobreira de Oliveira.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa analisou o impacto das Bandas Filarmônicas na formação musical e pedagógica, destacando seu papel na preservação cultural e no desenvolvimento comunitário. Tendo como objetivo descrever os processos de ensino-aprendizagem aplicados pela Orquestra Filarmônica 15 de março, e sua influência e impactos exercidos nos alunos de música da comunidade de Barro vermelho, Curaçá-BA. Este trabalho foi elaborado utilizando metodologia de pesquisa descritiva qualitativa, por meio de revisão de literatura, para conhecer o referencial teórico com levantamentos bibliográficos e aplicação de questionário por via de Formulário Google Forms, como também foi realizada uma Entrevista semiestruturada com o Maestro da banda. Mediante estudo da Filarmônica 15 de março, investigaram-se como essas instituições, tem importante contribuição na formação e aprendizado dos músicos, bem como os processos de ensino de música na orquestra; analisando, relatos sobre formação, trajetória e transformações da Orquestra Filarmônica. A pesquisa aborda os desafios enfrentados na manutenção da banda, como a falta de infraestrutura e apoio financeiro, e explora a adaptação das metodologias de ensino para garantir a continuidade da formação musical. Os resultados evidenciam que as Bandas Filarmônicas desempenham um papel essencial na identidade cultural das comunidades, atuando como espaços de inclusão e aprendizado musical. Além de formar músicos, esses grupos fortalecem a cultura local e promovem oportunidades educacionais para jovens, reforçando-se a necessidade de reconhecimento institucional dessas iniciativas, incentivando políticas públicas que garantam sua continuidade e ampliação. A pesquisa também aponta caminhos para futuras investigações sobre a integração das Bandas Filarmônicas ao ensino formal, ampliando seu impacto na educação musical brasileira.pt_BR
dc.subjectFormação musicalpt_BR
dc.subjectBanda Filamôrnicapt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.titleBandas filarmônicas e formação musical: processos de ensino-aprendizagem da Orquestra Filarmônica 15 de Marçopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Música (Campus Petrolina)

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