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dc.contributor.authorLins, Laíse Amorim Cunha-
dc.date.accessioned2025-05-22T18:05:33Z-
dc.date.available2025-05-22T18:05:33Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationLINS, L. A. C. Abordagens inclusivas na educação musical: um estudo sobre a formação de professores de música nas instituições de ensino superior de Pernambuco e Bahia. TCC (Licenciatura em Música) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Petrolina, PE, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1599-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, como parte dos requisitos para a conclusão do curso de Graduação em Licenciatura em Música, sob a orientação do Prof. Dr. Adelson Aparecido Scotti.pt_BR
dc.description.abstractA educação inclusiva é o campo relevante na busca de um ensino mais equitativo e qualitativo. Desse modo buscou-se no estudo em questão o debate fundamentado no tema que tem como principal foco a educação inclusiva no contexto da educação musical. Este trabalho teve como objetivo geral analisar a educação inclusiva, com foco em alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), nos programas de formação de professores de música nas instituições de ensino superior da Bahia e Pernambuco. A metodologia aplicada foi por meio da pesquisa qualitativa, fundamentada na estratégia de pesquisa documental, universo e amostra, utilizando coleta e análise dos dados. As instituições de ensino superior que contemplam componentes curriculares destinados à educação inclusiva nos cursos de música são: Universidade Católica do Salvador (UCSAL), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Campus Belo Jardim, Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), Campus Petrolina e Seminário Teológico Batista do Nordeste (STBNB). Por meio desta pesquisa, constatou-se que nos Projetos Pedagógicos de Curso das instituições de ensino superior, existem políticas e propostas voltadas para o acesso, permanência e inclusão de alunos com deficiência, mas que não contemplam de forma direta o espectro autista, tendo uma abordagem de âmbito geral. Dessa forma, pode-se afirmar que o aprofundamento nas questões relacionadas à educação musical inclusiva, contribui para a produção de novas pesquisas nessa temática e discussões que impactem nos processos de formação docente.pt_BR
dc.subjectEducação musicalpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectFormação do professorpt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autista (TEA)pt_BR
dc.titleAbordagens inclusivas na educação musical: um estudo sobre a formação de professores de música nas instituições de ensino superior de Pernambuco e Bahiapt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Música (Campus Petrolina)

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