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http://hdl.handle.net/123456789/1595
Título: | Formação humana integral na EJA profissional: desafios e perspectivas no Campus Picos do IFIPI |
Autor(es): | Ferreira, Aurélio Secundo |
Palavras-chave: | Formação humana integral Evasão Educação de Jovens e adultos |
Data do documento: | 2025 |
Citação: | FERREIRA, A. S. Formação humana integral na EJA profissional: desafios e perspectivas no Campus Picos do IFIPI. |
Resumo: | Inúmeros desafios envolvem a Educação de Jovens e Adultos, que contribuem para o seu pouco protagonismo no cenário educacional. Dentre eles, podemos destacar a evasão dos estudantes a essa modalidade de ensino. Nesse sentido, esse trabalho pretende identificar que fatores provocam a descontinuação dos alunos (a) em permanecer no Instituto Federal do Piauí Campus Picos no Curso técnico de Comércio. O estudo traz ainda, a importância de se conhecer a formação humana integral dentro do contexto do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos. O presente trabalho procurou investigar as causas das dificuldades e desafios, que possam impactar no ensino e aprendizagem dos estudantes, contribuindo para a não permanência e êxito na instituição de ensino analisada. Esse trabalho destacou os objetivos principais, as referências teóricas e os fundamentos estruturantes dos Institutos Federais (Pacheco,2020). Apresentou o conceito do termo Bildung e sua relação com a educação e formação (Winkler,2012). Mostrou a concepção de formação integrada na superação da divisão social do trabalho (Ciavatta,2012). Expôs a formação autônoma e emancipatória dos alunos, possibilitando o desenvolvimento omnilateral (Frigotto,2021). Apontou que o modo de vida material é fator condicionante da vida econômica, política, social e intelectual (Marx,2008). Evidenciou à luz da organização econômica consolidada em nossa sociedade, o surgimento de intelectuais orgânicos suas definições e representações (Gramsci,1982), esclareceu historicamente em sua gênese a satisfação das necessidades do ser humano e a ação de satisfazê-la como o primeiro feito e ato histórico (Marx; Engels ,2007). Relatou o pensamento gramsciano sobre: a dicotomia entre o trabalho manual e intelectual, escola desinteressada e unitária e suas questões culturais e humanísticas, no reforço da formação de pessoas para se tornarem não apenas trabalhadores, mas dirigentes (Nosella,2014). A metodologia empregada na pesquisa, se deu através de uma pesquisa de revisão bibliográfica caracterizada como uma pesquisa descritiva e exploratória sobre o tema em consideração e mediante a realidade estudada no Instituto Federal do Piauí Campus Picos no público da EJA profissional. O estudo apresentou contribuições significativas para a compreensão dos fatores que favorecem a permanência e evasão na EJA Profissional Campus Picos no contexto da formação humana integral, evidenciou o entendimento mais preciso do relacionamento entre trabalho e desistência do aprendente quanto a trabalhar e estudar simultaneamente e ainda forneceu percepções de como a formação humana integral mostra ser uma abordagem para desenvolver sujeitos críticos, reflexivos, autônomos e emancipados afirmando o trabalho como princípio educativo .A linha de pesquisa desse trabalho é caracterizada pela organização e memórias de espaços pedagógicos na educação profissional e tecnológica (EPT) dentro do macro de organização do currículo integrado na EPT. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/1595 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÕES (ProfEPT) |
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DISSERTAÇÃO - FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL NA EJA PROFISSIONAL-DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO CAMPUS PICOS DO IFIPI (1).pdf | 1,83 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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