Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1591
Título: | Desafios no planejamento e implementação de tecnologias digitais no ensino médio |
Autor(es): | Coelho, Pedro Henrique da Gama |
Palavras-chave: | Tecnologias da Informação e Comunicação Ensino médio Formação do professor Recursos digitais |
Data do documento: | 2025 |
Citação: | COELHO, P. H. G. Desafios no planejamento e implementação de tecnologias digitais no ensino médio. TCC (Licenciatura em Computação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Petrolina, PE, 2025. |
Resumo: | As tecnologias digitais vêm alterando significativamente as práticas pedagógicas no Ensino Médio exigindo adaptação de metodologias educacionais e investimentos em infraestrutura tecnológica. A partir deste pressuposto este trabalho objetiva analisar as principais dificuldades enfrentadas pelos professores ao planejarem e integrarem recursos tecnológicos em sala de aula, abarcando formação docente, suporte institucional e estratégias pedagógicas inovadoras. Para alcançar o referido objetivo foi realizado uma revisão sistemática, a qual envolveu a seleção, análise e síntese de estudos publicados entre 2015 e 2025, priorizando pesquisas sobre o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação em contexto escolar. Os resultados obtidos evidenciaram carências de equipamentos adequados e conectividade, bem como lacunas na capacitação contínua do corpo docente e resistência à adoção de metodologias ativas. Em muitos casos, observou-se ausência de políticas públicas que assegurem suporte técnico e formação consistente, prejudicando a eficácia no uso de tecnologias em promover envolvimento e aprendizagem significativa dos alunos. Por outro lado, alguns estudos demonstraram que práticas pedagógicas baseadas em gamificação possibilitam maior participação estudantil, desde que haja suporte institucional e orientação adequada. Conclui-se que a superação desses entraves requer esforços conjuntos entre gestores, professores e instâncias governamentais visando potencializar o uso de tecnologias no desenvolvimento de competências sociais e educacionais necessárias no século XXI. |
Descrição: | Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, como parte dos requisitos para a conclusão do curso de Graduação em Licenciatura em Computação, sob a orientação do Prof. Msc. Albertina Marília Alves Guedes. |
URI: | https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1591 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Computação (Campus Petrolina) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC- Desafios no planejamento e implementação de tecnologias digitais no ensino médio.pdf | 541,8 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.