Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1572
Título: Análise do livro didático de língua portuguesa no ensino de português para surdos
Autor(es): Silva, Rodrigo Ueslei do Nascimento
Palavras-chave: Português para Surdos
Livro didático
Libras
Data do documento: 2024
Citação: SILVA, R. U. N. Análise do livro didático de língua portuguesa no ensino de português para surdos. TCC (Pós-graduação lato sensu em metodologias do ensino de línguas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, Salgueiro, PE, 2024.
Resumo: A realidade linguística das pessoas surdas tem avançado consideravelmente nos últimos anos; no entanto, o ensino de português para surdos ainda persiste da mesma forma que é ministrado para os estudantes ouvintes. Quanto ao livro didático, é possível inferir que ele é ainda muito importante na realidade da educação básica brasileira e sua função vai muito além do que servir apenas como instrumento de ensino, mas é também uma ferramenta fundamental na formação da cidadania dos estudantes. Analisar um livro didático de português considerando as especificidades culturais, linguísticas e sociais de alunos surdos, tendo o português escrito como segunda língua (L2), a partir de uma abordagem decolonial e intercultural, é o objetivo geral da pesquisa. No que tange à metodologia, o trabalho se deu por meio de um estudo de caso, tendo como unidade-caso o livro didático de português Apoema: português 6 da Editora do Brasil que é distribuído pelo PNLD. A escolha da obra se deu por ser o livro didático utilizado na turma em que o pesquisador é intérprete de Libras, a partir de sua prática em sala de aula, ele percebeu que o material não atendia a realidade da estudante surda, como exemplo, a ausência de tradução para Libras dos textos para estudo. Assim, como resultados, foi possível inferir que nas últimas duas décadas tem-se alavancado estudos e pesquisas nessa área, mas há lacunas epistêmicas considerando aspectos linguísticos, culturais e interculturais na produção de livros didáticos de português para surdos, principalmente no que se refere a Libras como a primeira língua (L1), como foi o caso do livro didático escolhido para esta pesquisa. É importante ressaltar que não é apenas uma questão de escolha do livro didático pelas escolas, mas algo que vem desde a elaboração desses materiais.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1572
Aparece nas coleções:Metodologia do Ensino de Línguas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_ANÁLISE DOS LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO DE PORTUGUÊS PARA SURDOS.pdf2,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.