Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1428
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dc.contributor.authorSilva, Monique Araujo da-
dc.date.accessioned2024-11-26T14:00:40Z-
dc.date.available2024-11-26T14:00:40Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationSILVA, M. A. O uso das tecnologias assistivas no processo educacional de deficientes visuais: uma revisão bibliográfica pós-pandemia. Monografia (Pós-Graduação Lato Sensu em Tecnologias Digitais Aplicadas á Educação - TECDAE) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Petrolina, PE, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1428-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, como parte dos requisitos para a conclusão do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Tecnologias Digitais Aplicadas á Educação – TECDAE, sob a orientação da Prof. Dr. Gabriel Kafure da Rocha.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo analisar e explanar na forma de revisão bibliográfica pós-pandemia, as produções mais relevantes na literatura sobre a temática do uso das tecnologias assistivas no processo educacional de deficientes visuais especificamente. Haja vista que temos a lei brasileira de inclusão, lei 13.146 de 06 de julho de 2015, que garante a Pessoa Com Deficiência (PCD), recursos de acessibilidade para facilitar e potencializar o processo ensino aprendizagem. Dessa forma, cabe uma reflexão sobre a participação plena e efetiva da PCD na sociedade, ressaltando o uso dessas tecnologias na educação do indivíduo, perpassando por todas as fases de escolarização. Utilizou-se metodologia com abordagem qualitativa e exploratória, onde a pesquisa bibliográfica foi realizada na plataforma Google Acadêmico, seguindo os critérios de recorte temporal a partir do ano de 2021, publicações em português e a deficiência visual como foco central. Após as pesquisas e levando em consideração o número de publicações encontradas, a autora optou por se debruçar com mais afinco sobre 10 das publicações, seguindo os critérios de inclusão. Os resultados obtidos com a análise dos artigos seguiram dentro do esperado pela autora e suas experiências como pessoa com deficiência visual adquirida, e usuária das tecnologias assistivas, constatando com os achados que utilizar os recursos de suporte que essas tecnologias proporcionam, contribui para um melhor desenvolvimento e desempenho no processo ensino aprendizagem de deficientes visuais, independente da etapa educacional que esteja.pt_BR
dc.subjectDeficiência visualpt_BR
dc.subjectTecnologias assisitivaspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleO uso das tecnologias assistivas no processo educacional de deficientes visuais: uma revisão bibliográfica pós-pandemiapt_BR
Aparece nas coleções:Tecnologias digitais aplicadas à educação



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