Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1411
Título: Inclusão no ensino de programação: uma análise de acessibilidade com foco no aprendizado de pessoas com deficiência visual
Autor(es): Sousa, Walla Nascimento de
Palavras-chave: Acessibilidade
Desenvolvimento de sistemas
Deficiência visual
IDE online
Programação de computadores
Data do documento: 2024
Citação: SOUSA, W. N. Inclusão no ensino de programação: uma análise de acessibilidade com foco no aprendizado de pessoas com deficiência visual. TCC (Sistemas para Internet) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, Salgueiro, PE, 2024.
Resumo: A programação de computadores é uma atividade complexa, na qual os alunos têm bastante dificuldade para compreender a lógica de programação, sendo necessário o desenvolvimento do pensamento computacional, bem como compreender a sintaxe das linguagens e os ambientes de desenvolvimento. Esse contexto torna-se mais evidente quando levamos em consideração o aprendizado por parte da pessoa com deficiência visual, que necessita de tecnologias assistivas para interagir com os Ambientes de Desenvolvimento Integrado (IDE). Dito isso, o presente trabalho tem como objetivo realizar uma análise de acessibilidade de ferramentas e aplicações utilizadas no ensino de programação. Na primeira etapa foi realizado um levantamento bibliográfico, identificando softwares específicos para programação de computadores, sendo feita a análise da acessibilidade com base na literatura, ao que diz respeito ao uso por pessoas com deficiência visual. Na segunda etapa, foram selecionadas IDEs online como possíveis alternativas, sendo feita a análise destas por meio de validadores automáticos de acessibilidade, utilizando os validadores Access Monitor e o ASES (Avaliador e Simulador de acessibilidade em Sítios). Este trabalho caracteriza-se como uma pesquisa quali-quanti, pela análise qualitativa com apoio da quantitativa. Os resultados demonstraram diversas barreiras como dificuldade em navegação em diretório dos projetos, limitação na navegação entre menus nas IDEs, e, com relação as IDEs online (enquanto alternativas as ferramentas analisadas), destacou-se o Portugol Web Studio como tendo o maior nível de acessibilidade.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1411
Aparece nas coleções:Sistemas para Internet (Campus Salgueiro)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.