Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1405
Título: Identificação e sinalização em libras como metodologia para promover acessibilidade em espaços turísticos na cidade de Santa Maria da Boa Vista, Sertão Pernambucano
Autor(es): Sousa, Ana Paula Cândido de
Palavras-chave: Toponímia em Libras
Sujeito surdo e acessibilidade
Interdisciplinaridade
Data do documento: 2024
Citação: SOUSA, A. P. C. Identificação e sinalização em libras como metodologia para promove acessibilidade em espaços turísticos na cidade de Santa Maria da Boa Vista, Sertão Pernambucano. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em educação profissional e tecnológica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, 2024.
Resumo: Sabemos que a Libras, língua brasileira de sinais, é reconhecida pela Lei no 10.436, de 2002, como meio legal de expressão e de comunicação. Os cidadãos surdos têm o direito ao acesso às informações por acessibilidade linguística da Libras. No entanto, entendemos que existem lacunas em relação a muitos sinais que ainda não têm registro na Libras, como nomeação de espaços públicos e turísticos. Portanto, interrogamos: como viabilizar acessibilidade linguística por meio de novos sinais- termo da Libras de uso local boa-vistense, que não são os sinais confirmados na nacional, por meio das tecnologias digitais de informação e comunicação? Diante da problemática posta, esta pesquisa tem por objetivo promover a acessibilidade dos sujeitos surdos em Libras nos principais espaços turísticos de Santa Maria da Boa Vista, sertão pernambucano. Trata-se de uma iniciativa que possibilitou à ampliação do vocabulário da Libras, identificação e validação de sinais específicos da Libras a partir de informantes surdos dessa cidade, registro e divulgação desses sinais para estudantes surdos e ouvintes, professores, intérpretes de Libras , pesquisadores da área e demais comunidades, ensino da Libras como na extensão universitária por meio da aplicação de atividade prática em roteiro turístico educacional bilíngue, ao acesso aos conhecimentos e cultura local. O processo metodológico foi desenvolvido em etapas: primeiro, foi realizado o estudo dos conceitos nas categorias da análise, seguido do levantamento e da identificação da sinalização na Libras, se existente (ou não), nos principais espaços turísticos dessa cidade. Ações que resultaram nos produtos educacionais com a sinalização por tecnologia QR Code1 : glossário organizado com as imagens e vídeos nos novos sinais-termo da Libras, validados e de uso da comunidade surda boa-vistense, um roteiro turístico educacional bilíngue de acesso aos principais espaços turísticos da cidade, na língua portuguesa (Brasil) e na Libras, e plano de aula a aplicação na educação profissional e tecnológica no IFSertãoPE, campus Santa Maria da Boa Vista.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1405
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÕES (ProfEPT)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.