Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1403
Título: A relevância da cibersegurança em meio a constante evolução tecnológica: um mapeamento sistemático da literatura
Autor(es): NASCIMENTO, Kallyne Nunes
Palavras-chave: Segurança da Informação
Cibersegurança
Mapeamento sistemático da literatura
Indústria
Data do documento: 2024
Citação: NASCIMENTO, K, N. A relevância da cibersegurança em meio a constante evolução tecnológica: um mapeamento sistemático da literatura. TCC (Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Floresta, 49 f. : il., 2024.
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), apresenta um Mapeamento Sistemático da Literatura (MSL) direcionado a área de cibersegurança, buscando expor a sua relevância em meio ao desenvolvimento tecnológico. No referencial teórico ambos os conceitos de cibersegurança e do MSL são apresentados mais profundamente. Quanto a metodologia aplicada, o MSL se caracteriza como um apanhado de estudos disponíveis em determinada área, esse processo se dá através de algumas etapas, sendo elas: planejamento, condução e resultados. Durante o planejamento, foram definidos todos os tópicos a serem seguidos, bem como os critérios necessários para classificar a relevância dos artigos. Assim, na fase de condução do MSL, 38 estudos foram selecionados para desenvolvimento deste trabalho. Sendo a busca direcionada para identificar, a relação entre evolução tecnológica e a necessidade do uso da cibersegurança, quais as ameaças cibernéticas e mecanismos de defesa mais utilizados no meio digital, assim como quais serão as expectativas para o uso da cibersegurança no futuro, especialmente no meio industrial. Logo, mediante essa pesquisa, foi possível constatar como o aumento do uso da tecnologia influência no crescimento dos ataques cibernéticos, conforme observado em situações como o surgimento da Internet of Things (IoT) e a recente pandemia do COVID-19. Ademais, o estudo permitiu mapear as principais ameaças e métodos de proteção utilizados no meio digital, onde se observa também a possibilidade do uso de tecnologias como Machine Learning (ML) e Deep Learning (DL) para proteção contra ciberataques, além disso, a pesquisa demonstrou como conceitos tal como indústria 4.0 e 5.0 refletem o futuro da tecnologia atrelada a indústria, onde a cibersegurança será fator crucial, vendo-se a possibilidade do uso de tecnologias como IA e Blockchain para contribuir com a segurança digital.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Floresta, como requisito parcial para obtenção do título de Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1403
Aparece nas coleções:Gestão de tecnologia da informação (Campus Floresta)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.