Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1397
Título: Do proibido ao transformador: práticas pedagógicas e a inserção de ferramentas de IA nas aulas de espanhol
Autor(es): Santos, Mayara Cristina Rodrigues dos
Palavras-chave: Inteligência Artificial
Tecnologia na Educação
Espanhol
Gêneros Textuais
Práticas Pedagógicas
Data do documento: 2024
Citação: SANTOS, M. C. R. Do proibido ao transformador: práticas pedagógicas e a inserção de ferramentas de IA nas aulas de espanhol. TCC (Pós-graduação lato sensu em metodologias do ensino de línguas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, Salgueiro, PE, 2024.
Resumo: Esta pesquisa tem o intuito de investigar a inserção de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) nas aulas da disciplina de Espanhol, do 1oano do Ensino Médio Integrado. Considerando uma formação integral preconizada pelas atuais vertentes pedagógicas, é necessário um discernimento por parte dos estudantes em que compreendam as dinâmicas tecnológicas informacionais e como afetam de modo geral, todos os âmbitos da vida social, cultural e política em escala local, regional e global. Tendo em vista, que o uso de IA está cada vez mais presente em nosso cotidiano, muitos docentes ainda se veem em meio a três dilemas no ambiente escolar: da proibição terminantemente; e dúvidas quanto à sua inserção no cotidiano escolar; além da problemática de como orientar os estudantes sobre a utilização destes recursos. Deste modo, esta pesquisa visa selecionar as ferramentas mais apropriadas para seu uso nas aulas de espanhol e propor sequência didática para promoção do Ensino de Espanhol com uso de ferramentas IA selecionadas. Para isso, os procedimentos metodológicos estão pautados em levantamento bibliográfico em artigos, teses e dissertações sobre a temática investigada; para a composição das aulas e a construção do projeto, inclui a vertente pedagógica Histórico-crítica, preconizada por Saviani (2005) com influências das ideias de Vygotsky, Luria e Leontiev (2010) e no materialismo histórico-dialético de Marx (2005), que busca a participação ativa e crítica dos discentes no processo de construção do conhecimento, sobre orientação e mediação dos professores, para compreender a realidade vivenciada, e assim que estes atores possam exercer de forma democrática uma cidadania consciente, e transformador do meio onde vive. Além disso, esta pesquisa busca trazer através da seleção das ferramentas mais apropriadas, a confecção de um Livro Digital para que professores tenham um norteamento de quais tecnologias podem ser combinadas com determinadas práticas docentes, visando uma formação crítica, reflexiva dos estudantes sobre o impacto das tecnologias e o impacto destas na atual conjuntura do mundo globalizado.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1397
Aparece nas coleções:Metodologia do Ensino de Línguas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.