Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1390
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Paiani, Flavia Renata Machado | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-29T15:05:23Z | - |
dc.date.available | 2024-10-29T15:05:23Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.citation | PAIANI, F. R. M. Letramento literário no ensino de inglês como língua adicional: uma proposta de sequência didática para o ensino médio. TCC (Pós-graduação lato sensu em metodologias do ensino de línguas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, Salgueiro, PE, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1390 | - |
dc.description.abstract | No Brasil, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece diretrizes genéricas para o ensino de inglês como língua adicional no ensino médio. Assim, a língua pode ser trabalhada como “língua do mundo global” a partir de diferentes contextos de uso, incluindo o contexto literário, e, ao mesmo tempo, pode ser instrumento privilegiado para a promoção e o aprofundamento do letramento literário. Nesta monografia, o objetivo é criar uma sequência didática que leve em consideração as especificidades do texto literário para o ensino de língua inglesa como língua adicional, pensando, sobretudo, na promoção do letramento literário. Embora os textos aqui trabalhados sejam originários da cultura digital – como as memórias de seis palavras da revista on-line SMITH e os microcontos da rede social Reddit –, é certo que eles também são facilmente adaptáveis à cultura impressa. A própria noção de literatura é questionada no capítulo intitulado “Referencial teórico”. Este contempla tópicos que tocam diretamente na elaboração da sequência didática, daí a necessidade de elucidar os termos (literatura, letramento literário). Em seguida, no capítulo intitulado “Metodologia”, abordo tanto a classificação metodológica da pesquisa proposta por Fabio Appolinário (2011) quanto as abordagens de ensino propostas na sequência didática, tendo como base a proposição de Gillian Lazar (1993). Por fim, no capítulo intitulado “Resultados e discussões”, apresento a proposta de sequência didática, bem como discuto sua elaboração a partir dos aspectos teórico-metodológicos apresentados nos capítulos anteriores. | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Letramento literário | pt_BR |
dc.subject | Ensino de literatura | pt_BR |
dc.subject | Ensino de inglês como língua adicional | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.title | Letramento literário no ensino de inglês como língua adicional: uma proposta de sequência didática para o ensino médio. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Metodologia do Ensino de Línguas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - LETRAMENTO-LITERÁRIO-NO-ENSINO-DE-INGLÊS-COMO-LÍNGUA-ADICIONAL.pdf | 522,9 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.