Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1374
Título: Inteligências múltiplas e ensino-aprendizagem da matemática
Autor(es): Silva, Vanessa Larissa Oliveira da
Palavras-chave: Educação matemática
Aprendizagem significativa
Teoria das Inteligências Múltiplas
Data do documento: 2023
Citação: SILVA, Vanessa Larissa Oliveira da. Inteligências múltiplas e ensino-aprendizagem da matemática. TCC (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Santa Maria da Boa Vista, Santa Maria da Boa Vista, PE, 68 f., 2023.
Resumo: O presente artigo busca discutir a teoria das inteligências múltiplas de Howard Gardner no contexto da educação matemática, com o objetivo de analisar as contribuições da teoria das inteligências múltiplas no ensino-aprendizagem da matemática. A pesquisa de caráter qualitativa, com base na revisão bibliográfica integrativa, foi realizada no mês de abril de 2023. Tendo como base de dados o site: Google Acadêmico. Com recorte temporal estabelecido dos últimos cinco anos (2019 a 2023), utilizando os descritores: "inteligências múltiplas”*“ensino aprendizagem da matemática”. Os critérios de seleção dos trabalhos foram: que fossem artigos, com publicação nos últimos cinco anos, que estivessem disponíveis para download, em língua portuguesa e que, a partir das leituras dos resumos ou palavras-chaves pudessem ser identificadas discussões sobre a temática inteligências múltiplas e ensino-aprendizagem da matemática. Após o levantamento nas bases de dados, ao todo, foram localizadas setenta e sete (77) publicações, desses foram excluídos setenta e seis (76) trabalhos através dos critérios de exclusão que foram: artigos publicados em congressos, que não atendessem aos descritores, artigos sem identificação de periódico, artigos incompletos, trabalho de conclusão de curso (TCC), dissertação ou teses, livros e E-books. O artigo que foi selecionado foi analisado a partir dos objetivos propostos neste trabalho, em que verificou-se que existem trabalhos que discutem a utilização das IMs em sala de aula, mesmo que poucos, estes apontam contribuições desta para os processos educativos de forma geral, como a mudança em relação a olhar o aluno com outros olhos, que existem práticas em relação às inteligências e a teoria torna-se importante na atuação docente por possibilitar ao professor a capacidade de identificar as diferenças, aplicar práticas adequadas para ajudar os alunos nas dificuldades, como também não terá apenas uma, mas nove formas distintas de ministrar as suas aulas.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1374
Aparece nas coleções:Licenciatura em Matemática (Campus Santa Maria)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS E ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA.pdf3,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.