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http://hdl.handle.net/123456789/1363
Título: | O uso das novas tecnologias aplicadas ao ensino da geografia cartográfica nas aulas do ensino médio integrado do Campus de Caxias (MA) |
Autor(es): | Carvalho, Helder Vasconcelos |
Palavras-chave: | Geografia Ensino da Geografia Cartográfica Geotecnologias |
Data do documento: | 2024 |
Citação: | CARVALHO, H. V. O uso das novas tecnologias aplicadas ao ensino da geografia cartográfica nas aulas do ensino médio integrado do Campus de Caxias (MA). Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em educação profissional e tecnológica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, 2024. |
Resumo: | O presente trabalho trata de um estudo que visa apresentar alternativas diante das dificuldades existentes ao se trabalhar com recursos tecnológicos em sala de aula na disciplina de Geografia, com destaque no ensino de cartografia. Para isso, propõe-se a utilização de Geotecnologias enquanto auxiliadoras no processo de construção de conhecimentos cartográficos em turmas do Ensino Médio e Técnico. Percebe-se que a adequação aos avanços alcançados no campo das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no contexto educacional no Brasil, em especial nas escolas da rede pública de Ensino Básico, não se deu por igual e isso deu origem a defasagens que variam de acordo com cada instituição de ensino, entre as principais delas estão: a ausência ou limitação dos recursos tecnológicos nas escolas, o despreparo de docentes para o manuseio dessas tecnologias e ainda a utilização de métodos tradicionalistas de ensino por alguns professores, que, consequentemente, limita o aprendizado dos alunos. Com relação à metodologia adotada para a construção desse trabalho, primeiramente foi realizado um levantamento bibliográfico em que as principais transformações ocorridas na esfera educacional do país, em especial, nos Institutos Federais, no âmbito do ensino de Geografia e da Cartografia Escolar foram contextualizados os conceitos de espaço e as transformações decorrentes no mesmo, logo após foram apresentadas possibilidades para a aplicação de ferramentas geotecnológicas no contexto da cartografia escolar e o estudo do espaço-tempo. Posteriormente, foi realizado o levantamento de dados mediante pesquisa quantitativa realizada no Instituto Federal do Maranhão no Campus de Caxias, com o objetivo de traçar um diagnóstico de cunho mais específico e confrontar os resultados obtidos na prática. Por fim foi elaborado um site como produto educacional para facilitar o ensino da Geografia Cartográfica e o entendimento das transformações espaciais existentes na cidade de Caxias – MA. Dessa forma, o presente trabalho é de grande relevância pois contribui de forma substancial ao ensino e aprendizagem da Geografia Cartográfica. |
URI: | https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1363 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÕES (ProfEPT) |
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