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dc.contributor.authorPaulino Júnior, José Walter-
dc.date.accessioned2024-07-03T18:39:53Z-
dc.date.accessioned2024-07-03T18:39:55Z-
dc.date.available2024-07-03T18:39:53Z-
dc.date.available2024-07-03T18:39:55Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationPAULINO JÚNIOR, J. W. Pensamentos computacional como metodologia para ensino de lógica de programação: uma experiência no ensino médio integrado. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em educação profissional e tecnológica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1282-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo investigar como o Pensamento Computacional (PC) podem contribuir na disciplina de Lógica de Programação (LP) por meio da conexão entre teoria e prática, propondo uma metodologia alternativa que utiliza em sua base os fundamentos do PC (Abstração, Decomposição, Generalização e Algoritmos) para promover o Ensino de Lógica de Programação a partir de materiais didáticos complementares de fácil linguagem e aderente ao contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Fazendo com que os estudantes possam perceber a necessidade e a importância de desenvolver habilidades de programação para acompanhar as transformações da sociedade. Dentro do ProfEPT, seguirá a linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica, no âmbito do macroprojeto 1 - Propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na EPT. A metodologia deu-se a partir da abordagem qualitativa sob uma perspectiva descritiva e observacional. Onde ocorreu uma intervenção com aplicação de minicurso e em seguida, atividades avaliativas a partir da resolução de problemas. As análises das opiniões, desempenho e experiências dos estudantes foram observadas no âmbito qualitativo, onde os sujeitos da pesquisa foram 25 estudantes e 3 docentes do curso do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Informática da Escola Estadual de Educação Profissional Irmã Ana Zélia da Fonseca. Os instrumentos e procedimentos para a coleta de dados foram questionários, submetidos também a apreciação pelo Comitê de Ética em Pesquisa do IFSertãoPE. O modelo de formação, análise e interpretação dos questionários e seus dados resultantes deu-se a partir da análise de conteúdo proposta por Bardin (2010).Nas avaliações das interpretações dos dados percebeu-se uma evolução considerável dos estudantes, tomando como base o desenvolvimento de habilidades de programação a partir dos desafios propostos pela intervenção, onde 40% validaram a implementação da metodologia alternativa utilizando PC na disciplina de LP e 52% acreditaram também a possibilidade de implementar em outras disciplinas, porém, ao final do estudo através de análise e comparação dos resultados foi perceptível que utilizar somente a metodologia de PC não seria o suficiente, pois não há unanimidade entre os participantes da pesquisa. Conclui-se então que o mais indicado é utilizar a metodologia de PC como complemento a LP e não como uma metodologia que venha a substituir.pt_BR
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.subjectTécnico em informáticapt_BR
dc.subjectAprendizado em computaçãopt_BR
dc.titlePensamentos computacional como metodologia para ensino de lógica de programação: uma experiência no ensino médio integradopt_BR
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