Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1267
Título: Ambiente digital de jogos e softwares de acessibilidade e inclusão aplicados ao ensino e aprendizagem da pessoa com deficiência: um relato de experiência em projeto de pesquisa e extensão no IF Sertão campus Petrolina-PE.
Autor(es): Rocha, Janine Gonçalves da
Palavras-chave: Educação Especial;
Acessibilidade;
Inclusão Digital;
TICs Educacionais;
Softwares Inclusivos.
Data do documento: 2023
Citação: ROCHA, J. G. Ambiente digital de jogos e softwares de acessibilidade e inclusão aplicados ao ensino e aprendizagem da pessoa com deficiência: um relato de experiência em projeto de pesquisa e extensão no IF Sertão campus Petrolina-PE. TCC (Licenciatura em Computação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Petrolina, PE, 2023.
Resumo: Para se entender a necessidade do uso da tecnologia como instrumento de ensino e aprendizagem para pessoas com deficiência, é preciso conhecer a realidade na prática. No atual período de avanços tecnológicos já é possível ver os bons resultados por meio das possibilidades com o uso dos softwares inclusivos e das tecnologias assistivas. O bom uso dessas ferramentas pode promover bons resultados ao processo de ensino e aprendizagem, com softwares inteligentes, que entendem a necessidade da pessoa com necessidades específicas, possibilitando criar ambientes, e disponibilizar recursos aos profissionais que precisam desses softwares na inclusão educativa, para utilizá-los como instrumento pedagógico em sala de aula, ou fora dela. O intuito do projeto foi criar um ambiente web para disponibilizar um acervo com softwares inclusivos catalogados no decorrer do projeto com link direto para downloads facilitando o acesso, as soluções foram catalogadas se pensando em softwares sob licença livre ou comercial, possibilitando a instalação de forma gratuita. O trabalho teve como público-alvo professores com interesse em tecnologias inclusivas para pessoas com necessidades específicas. Para atingir os objetivos do projeto foi utilizado uma ferramenta para edição do ambiente web “webnode” para prototipação e publicação do site, assim como editores de imagem e recursos da plataforma google, como google forms e sheets. Para isso foi feito um mapeamento de conteúdo através do motor de busca google para filtrar e alimentar o site com os softwares específicos de acessibilidade e inclusão para necessidades educativas específicas. Como resultado do projeto, foi coletada informações sobre a necessidade do ambiente digital de software de acessibilidade e inclusão, bem como foi apresentado o ambiente aos docentes que trabalham com pessoas com deficiência no IFSertãoPE. Também foi analisado por meio de questionário de pesquisa de monitoramento de satisfação, com o objetivo de obter a opinião dos usuários sobre o serviço oferecido pelo ambiente digital, qual seria a melhor forma para utilização do acervo digital pelos profissionais da área local por meio das TICs. Foram analisadas as respostas dos usuários do site e feito os devidos ajustes para melhorar a experiência de usabilidade. O Projeto apresentou software e jogos desenvolvidos com o intuito de incluir as pessoas com deficiência no contexto social e educacional, utilizando ferramentas tecnológicas para auxiliar o professor nesse processo. O projeto foi bem recebido pelo pessoal do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) do câmpus Petrolina e de docentes do campus.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, como parte dos requisitos para a conclusão do curso de Licenciatura em Computação, sob a orientação do Prof. Msc. Jean Lúcio Santos Evangelista e do Prof. Msc. Ubirajara Santos Nogueira.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1267
Aparece nas coleções:Licenciatura em Computação (Campus Petrolina)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.