Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1265
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCastro, Pedro Ivo Alexandre de-
dc.date.accessioned2024-06-12T01:26:09Z-
dc.date.available2024-06-12T01:26:09Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationCASTRO, P. I.A. Desenvolvimento de uma plataforma virtual para organização de plano de estudos baseados nos princípios da aprendizagem autorregulada. TCC (Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Petrolina, PE, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1265-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, como parte dos requisitos para a conclusão do curso de Licenciatura em Química, sob a orientação da Prof. Maria do Socorro Tavares Cavalcante Vieira.pt_BR
dc.description.abstractAs estratégias de aprendizagem buscam promover processos de autonomia aos estudantes intencionando otimizar a organização dos saberes e aprendizagens. Esse projeto de pesquisa objetivou, de forma geral, desenvolver uma plataforma virtual contendo textos e exercícios para auxiliar no planejamento dos estudos para alunos do ensino médio, e de forma específica estimular a busca de melhores estratégias que possam utilizar para realizar atividades acadêmicas; acompanhar conteúdo das disciplinas nos processos de ensino de ciências da natureza; utilizar os princípios e técnicas da aprendizagem autorregulada como auxílio para o desempenho acadêmico. A metodologia, de caráter qualitativo, utilizou fundamentos da pesquisa bibliográfica para compor o banco de informações e pesquisa aplicada para a construção da plataforma. A partir das informações coletadas na pesquisa bibliográfica foi modelada uma plataforma para o acesso dos conteúdos com sugestões para auxiliar a organização de estudo de acordo com os princípios da aprendizagem autorregulada. Para o teste de usabilidade foram convidados estudantes do curso técnico em química do campus Petrolina do IFSertãoPE campus Petrolina. Os resultados da avaliação mostraram que a plataforma teve boa aceitação. No entanto, é um instrumento dinâmico que necessita de atualização constante por ser uma plataforma auxiliar de pesquisa.pt_BR
dc.subjectAutorregulação;pt_BR
dc.subjectPesquisa;pt_BR
dc.subjectPlataforma virtual;pt_BR
dc.titleDesenvolvimento de uma plataforma virtual para organização de plano de estudos baseados nos princípios da aprendizagem autorreguladapt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Química (Campus Petrolina)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.