Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1265
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Castro, Pedro Ivo Alexandre de | - |
dc.date.accessioned | 2024-06-12T01:26:09Z | - |
dc.date.available | 2024-06-12T01:26:09Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | CASTRO, P. I.A. Desenvolvimento de uma plataforma virtual para organização de plano de estudos baseados nos princípios da aprendizagem autorregulada. TCC (Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Petrolina, PE, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1265 | - |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, como parte dos requisitos para a conclusão do curso de Licenciatura em Química, sob a orientação da Prof. Maria do Socorro Tavares Cavalcante Vieira. | pt_BR |
dc.description.abstract | As estratégias de aprendizagem buscam promover processos de autonomia aos estudantes intencionando otimizar a organização dos saberes e aprendizagens. Esse projeto de pesquisa objetivou, de forma geral, desenvolver uma plataforma virtual contendo textos e exercícios para auxiliar no planejamento dos estudos para alunos do ensino médio, e de forma específica estimular a busca de melhores estratégias que possam utilizar para realizar atividades acadêmicas; acompanhar conteúdo das disciplinas nos processos de ensino de ciências da natureza; utilizar os princípios e técnicas da aprendizagem autorregulada como auxílio para o desempenho acadêmico. A metodologia, de caráter qualitativo, utilizou fundamentos da pesquisa bibliográfica para compor o banco de informações e pesquisa aplicada para a construção da plataforma. A partir das informações coletadas na pesquisa bibliográfica foi modelada uma plataforma para o acesso dos conteúdos com sugestões para auxiliar a organização de estudo de acordo com os princípios da aprendizagem autorregulada. Para o teste de usabilidade foram convidados estudantes do curso técnico em química do campus Petrolina do IFSertãoPE campus Petrolina. Os resultados da avaliação mostraram que a plataforma teve boa aceitação. No entanto, é um instrumento dinâmico que necessita de atualização constante por ser uma plataforma auxiliar de pesquisa. | pt_BR |
dc.subject | Autorregulação; | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa; | pt_BR |
dc.subject | Plataforma virtual; | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento de uma plataforma virtual para organização de plano de estudos baseados nos princípios da aprendizagem autorregulada | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Química (Campus Petrolina) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC-Desenvolvimento de uma plataforma virtual para organização de planos de estudos baseados nos princípios da aprendizagem autorregulada..pdf | 674,65 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.