Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1209
Título: | Ensino do pensamento computacional: uma experiência com brincadeiras de antigamente |
Autor(es): | Lima, Sávio Fernandes Silvestre de |
Palavras-chave: | Raciocínio computacional Educação Metodologias ativas Ludicidade Práticas educacionais |
Data do documento: | 2023 |
Citação: | LIMA, S. F. S. Ensino do pensamento computacional: uma experiência com brincadeiras de antigamente. TCC (Licenciatura em Computação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Petrolina, PE, 2023. |
Resumo: | Este relato tem como objetivo apresentar a aplicação de Brincadeiras de Antigamente como recurso no ensino do Pensamento Computacional para estudantes do ensino básico. Serão compartilhadas experiências com alunos do 2.º e 3.º ano do Ensino Fundamental I, empregando a Computação Desplugada, juntamente com atividades recreativas. Através dessas abordagens, vamos descrever como ocorreu a assimilação do Raciocínio nessa experiência específica. Na instrução desse conceito, estratégias pedagógicas lúdicas têm se mostrado cada dia mais relevantes e eficazes, contribuindo de maneira significativa para o desenvolvimento cognitivo dos alunos. A Computação Desplugada, por consequência, é uma metodologia que implica trabalhos vinculados à programação e ao desenvolvimento de raciocínio computacional sem a utilização de dispositivos eletrônicos, empregando jogos, quebra-cabeças e atividades práticas, incluindo as Brincadeiras de Antigamente. Estes jogos, como Amarelinha, Morto-vivo, Estátua e Stop, são integrados ao processo de aprendizagem para fomentar o desenvolvimento de habilidades fundamentais, como decomposição, identificação de padrões, abstração e algoritmos, de maneira descontraída e estimulante. Desta forma, os estudantes têm a oportunidade de aprender de modo mais envolvente, conectando-se com a tradição cultural enquanto aprimoram habilidades do século XXI. Destacamos os resultados: as brincadeiras despertaram alto interesse e engajamento, promovendo aprendizado colaborativo. A abordagem lúdica resultou em uma aprendizagem profunda, duradoura e permitiu a aplicação contextualizada dos conceitos. |
Descrição: | Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, como parte dos requisitos para a conclusão do curso de Pós Graduação Licenciatura em Computação, sob a orientação do Profa. Dra. Josilene Almeida Brito. |
URI: | https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1209 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Computação (Campus Petrolina) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - ENSINO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL UMA EXPERIÊNCIA COM.pdf | 3,63 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.