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http://hdl.handle.net/123456789/1120
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Silva, Francineide de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2023-09-25T14:57:20Z | - |
dc.date.accessioned | 2023-09-25T14:57:21Z | - |
dc.date.available | 2023-09-25T14:57:20Z | - |
dc.date.available | 2023-09-25T14:57:21Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, F. S. Ensino de Português para os estudantes surdos do ensino básico. TCC (Pós-graduação lato sensu em metodologias do ensino de línguas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, Salgueiro, PE, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1120 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho versa sobre as metodologias de ensino de Português para os estudantes surdos do ensino básico. Muitas discussões sobre a Língua de sinais e Português vem sendo realizadas por vários autores, como Quadros (2000 e 2006), Giordani (2010), Lacerda e Santos (2013) e outros. Por meio de pesquisas bibliográficas, percebi que alguns autores estão buscando aprofundar o tema. Porém, não é possível ainda se ver nas universidades e nas escolas uma política voltada para o ensino de português como segunda língua para os surdos. A obrigatoriedade das duas línguas existe, mas não consegue atender a real necessidade de ambos os usuários. Utilizando da pesquisa qualitativa através da análise dos dados pesquisados, é uma pesquisa do tipo bibliográfica e descritiva, buscando trazer a relação existente entre o docente e o estudante surdo no contexto do ensino de português. Este trabalho teve como objetivo a análise de pesquisas realizadas voltadas para o ensino de português como segunda língua. Foi possível observar através das coletas de dados as dificuldades de um aluno surdo para ler e escrever na língua portuguesa. Na educação inclusiva o professor precisa usar metodologias em sala de aula onde o papel desse professor perceba que o surdo é usuário de outra língua, a Libras, e foque no sujeito surdo para acontecer o ensino de português como L2. O português nunca vai substituir a língua natural dos surdos, pois esta é a língua da comunidade surda e o contato entre surdos melhora a compreensão de mundo, de língua, cultura e identidade. Portanto é fundamental que se tenha políticas linguísticas para o ensino de português para os surdos, já que estes têm que se utilizar da língua escrita para ter acesso a diversos documentos, materiais e informações. | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Português. | pt_BR |
dc.subject | Surdos | pt_BR |
dc.subject | Ensino básico | pt_BR |
dc.title | Ensino de Português para os estudantes surdos do ensino básico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Metodologia do Ensino de Línguas Metodologia do Ensino de Línguas |
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TCC - ENSINO DE PORTUGUÊS PARA OS ESTUDANTES SURDOS DO ENSINO BÁSICO.pdf | 983,73 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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