Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1013
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dc.contributor.authorSousa, Daniel Marcolino Claudino de-
dc.date.accessioned2023-04-17T20:00:37Z-
dc.date.available2023-04-17T20:00:37Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationSOUSA, D. M. C. Presença e ausência do trágico: uma interlocução entre “a terceira margem do rio” e “pai e filha”. TCC (Pós-graduação lato sensu em metodologias do ensino de línguas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, Salgueiro, PE, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1013-
dc.descriptionMonografia apresentada à Coordenação do curso de Especialização em Metodologia de Ensino de Línguas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, campus Salgueiro, como requisito para obtenção do título de especialista em Metodologia do Ensino de Línguas.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo identificar e analisar a presença ou eliminação do trágico em “A Terceira Margem do Rio”, conto de João Guimarães Rosa, cânone da literatura brasileira, e em “Pai e Filha”, curta-metragem de Michael Dudok de Wit, amplamente premiado em grandes festivais no mundo e com larga divulgação e excelente receptividade em plataformas como YouTube. Tal discussão se situa no âmbito da literatura comparada, uma interlocução entre literatura e cinema. Partimos da hipótese de que o trágico compõe fundamentalmente o conto em questão e de sua eliminação no curta, tanto na solução da trama quanto na narrativa a partir dos elementos que operam para a realização dos dois produtos culturais. Temática e enredo aproximam as duas obras a ponto de ser legítima a afirmação de que o curta teria sido inspirado no conto, exceto pelo desfecho. Desse modo, entendemos que o curta elimina o trágico com a apresentação de uma solução definitiva para a trama, enquanto o conto coloca em suspensão as razões que movem o personagem Pai, cultivando o trágico, isto é, resistindo ao desfecho comunicativo, em que o leitor seria agraciado com um final compreensível. Este trabalho pretende, pois, por meio de abordagem de tipo qualitativa (bibliográfica e fílmica) e dialética, pautado na literatura comparada, analisar e comparar um texto literário a outro fílmico, colocando-se como mais uma prática possível de leitura e crítica de textos a ser desenvolvida no Ensino Básico por professores de Língua Portuguesa. Fundamentou essa pesquisa a noção de que a indústria cultural opera pela semelhança entre as obras, isto é, pela identidade, modo de capturar o interesse do leitor/espectador, operado, inclusive pela instituição escolar. Sua estrutura é repetida na forma de clichê a fim de espelhar mais claramente o narcisismo espectatorial, que se dá na medida em que faz com que o leitor/espectador antecipe-se aos eventos, tornando-o “autor” dentro da diluição de autoria que caracteriza a constituição de tais obras. Nessa lógica, as obras precisam ser inteligíveis, apreensíveis pelo público mediano. Se essa fórmula vale tanto para a literatura quanto para o cinema, é sintomático que os critérios para a escolha de um texto literário na escola encontre todo um aparato de referências canônicas ao qual o professor recorre para respaldar o valor de arte dos textos escolhidos, ao passo que, em contexto escolar, o mesmo não se passa com a seleção de obras fílmicas. Por que, pois, pode-se dizer que a exigência do “nível” (ou mesmo de expectativa emancipatória ou “pedagógica”) de qualidade destas obras é menos criteriosa do que aquelas? A fim de vislumbrar essa disposição de elementos narrativos que as aproximam ou não de um produto da indústria cultural, a partir de Adorno e Horkheimer, Nietzsche e Platão, dentre outros, analisamos a presença do trágico como elemento de “dissonância”, de recusa à identidade antes mencionada. Nossa pesquisa nos levou à constatação de que o conto se distancia das características de um produto industrial e o curta, ao menos quanto a seu desfecho, aproxima-se.pt_BR
dc.subjectContopt_BR
dc.subjectCurta-metragempt_BR
dc.subjectTrágicopt_BR
dc.subjectIndústria Culturalpt_BR
dc.titlePresença e ausência do trágico: uma interlocução entre “a terceira margem do rio” e “pai e filha”pt_BR
Aparece nas coleções:Metodologia do Ensino de Línguas

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