Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1010
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Ana Carolina Carvalho Monaco da | - |
dc.date.accessioned | 2023-04-17T19:05:32Z | - |
dc.date.available | 2023-04-17T19:05:32Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, A. C. C. M. A gamificação no ensino de leitura em língua inglesa: contribuições e aplicações. TCC (Pós-graduação lato sensu em metodologias do ensino de línguas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, Salgueiro, PE, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1010 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho teve como objetivo geral investigar as contribuições das atividades gamificadas à habilidade leitora no ensino em língua inglesa. Para isso, os aspectos metodológicos desta pesquisa perpassaram a pesquisa descritiva documental básica, de natureza qualitativa, com delineamento de levantamento, que consistiu no estudo e levantamento de informações sobre as práticas de leitura e as experiências de gamificação, buscando apresentar uma sugestão de atividade gamificada a ser utilizada nas aulas de língua inglesa nos anos iniciais do ensino fundamental. Verificou-se que a habilidade leitora tem, notoriamente, importância primordial para os indivíduos em sua língua materna, como uma prática comunicativa democratizada e democratizante que possibilita ao sujeito uma maior autonomia e cidadania. Essa relevância se expande para a língua estrangeira, dentro da proposta apresentada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), na medida em que os estudantes podem explorar práticas de linguagem para a construção de significados, em uma relação que envolve aspectos de prática social e de constituição de sujeito. Assim, a leitura em língua adicional abre espaço para reflexão, autonomia e sensibilização ao outro na busca por uma compreensão de sua própria realidade. Como auxílio no caminho para o letramento, o docente pode elaborar questionamentos que auxiliem o processamento e a compreensão do texto. O jogo, por sua vez, é um instrumento pedagógico que pode auxiliar o professor no processo de ensino aprendizagem da língua inglesa, portanto a gamificação pode contribuir para uma aprendizagem mais significativa e atrativa para os estudantes nos anos iniciais do ensino fundamental, inserindo o lúdico, a motivação e a interação. A pesquisa evidenciou que as atividades gamificadas podem contribuir de forma significativa para o desenvolvimento da habilidade leitora no ensino em língua inglesa voltado para estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Monografia apresentada ao curso de Pós-graduação Lato Sensu em Metodologias do Ensino de Línguas, ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, como parte dos requisitos para obtenção do título de Especialista em Metodologias do Ensino de Línguas. | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Língua Inglesa | pt_BR |
dc.subject | Habilidade leitora | pt_BR |
dc.subject | Gamificação | pt_BR |
dc.title | A gamificação no ensino de leitura em língua inglesa: contribuições e aplicações | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Metodologia do Ensino de Línguas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - A GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE LEITURA EM LÍNGUA INGLESA - CONTRIBUIÇÕES E APLICAÇÕES.pdf | 1,48 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.